sábado, 11 de abril de 2009

Resenha do Livro “A arte fazer um jornal diário”

>
>

O livro de Ricardo Noblat “A arte de fazer um jornal diário” dá vida a uma rotina que um dia será nossa. Com riqueza de detalhes, mostra a realidade de uma redação e a responsabilidade de informar. São discutidos temas como o jornal impresso e a perda do seu espaço no mercado para outras mídias, técnicas do jornalismo diário e o caráter na profissão .

O que é notícia? Como fazer uma reportagem e apurá-la? Qual a diferença de gêneros opinativos e informativos? São questões abordadas e ilustradas com reportagens e experiências de profissionais da área e do próprio autor.

Jornalista a mais de 40 anos, Ricardo Noblat começou sua carreia no jornal Correio Brasiliense, sua vasta experiência nas redações, traz ao nosso conhecimento a essência de um bom jornalista. Dono de uma escrita impecável, as palavras viram brinquedo em suas mãos, reescreve seus textos de diversas formas se reinventa, nos convida a entender melhor a escrita jornalística, compartilha esta atmosfera com uma linguagem de fácil entendimento, que serve para professores, alunos e todos interessados em conhecer um jornal diário.

Este livro ressalta que criar e inovar, não ter medo de mudar, surpreender o leitor e explorar o mundo da informação é a função de um bom jornal, em tempos de internet as noticias se tornaram cada vez mais superficiais e instantâneas, o jornal impresso se destacará não com notícias passadas, e sim se preocupando com sua própria pauta.

Assim é um jornal, um quadro em branco esperando seu artista, e este livro nos dá as ferramentas para entendermos melhor esta arte.

2 comentários:

  1. Pouco objetiva, pobre de citações e com erros de pontuação e coesão principalmente no terceiro parágrafo. Nota 5,5!

    ResponderExcluir