domingo, 17 de maio de 2009

Jornalismo Participativo ou "pitaco"?


O Jornalismo colaborativo é um dos mecanismos utilizados pelo jornalismo on laine, com a participação de cidadãos comuns enviando vídeos e noticias para os veículos de comunicação se tornando assim “jornalistas”. Uma escola foi criada na Coréia do Sul, Escola de Jornalismo Cidadão que ensina qualquer um, o oficio de ser jornalista, o que aponta uma discussão sobre o assunto colaboração na internet.

 Segundo o site Medion em palestra para discutir o jornalismo impresso e sua transposição para o jornalismo on laine “1º Seminário Internacional de Jornalismo” também se falou em jornalismo participativo. Entre os palestrantes presentes estavam: Caio túlio Costa, diretor presidente de Internet da Brasil Telecom, Mário Magalhães, ombudsman da Folha de São Paulo, falaram sobre o assunto e ressaltaram a importância desta participação para o jornalismo, porém com controle de conteúdo, seria uma maneira de enriquecer o jornalismo ao qual estamos acostumados, a interatividade a serviço da informação.

Em entrevista ao site da fenarj Antonio Hohlfeldt é Doutor em Lingüística e Letras e Alfredo VizeuAlfredo Vizeué vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade, membro da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores , falaram sobre suas convicções sobre o assunto porém acreditam que se abrange, não faz parte só do jornalismo em si,  é uma forma de expressão muito maior, segundo  Alfredo Vizeu. Eles dizem que o jornalismo cidadão deve ser olhado com cautela e quem deve mediar às informações passadas é o veiculo.

Ou seja, todo conteúdo é bem vindo a interatividade é uma nova forma de informar, mais com responsabilidade e compromisso com o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário