domingo, 1 de março de 2009

O bom e velho jornal, seu futuro em um mundo que têm pressa.

.


Centro de São Paulo 8h da manhã, pessoas apressadas acompanham o fluxo frenético da cidade. Algumas param diante da banca mais próxima para dar uma olhada no jornal do dia, com notícias de ontem, já amarelado pelo tempo que a cada dia pede mais rapidez.

O jornal impresso sucumbe, perde espaço e leitores, o livro The Vanishing Newspaper escrito por Philip Meyer, traduzido para o Brasil com o sutil título: Os jornais podem desaparecer? Aborda um tema polêmico e as principais causas do esgotamento desta indústria, que se não fizer algo para conquistar novos leitores, segundo Meyer tem data certa para o fim 2043.

Diante da crise mundial esta realidade pode ficar mais próxima, em sua coluna intitulada O futuro do jornal impresso Pedro Dória cita como exemplo o jornal Seattle Post-Intelligencer que está a venda e precisa de um comprador, e se o mesmo não encontrá-lo, fechará suas portas dia 9 de março de 2009. O The New York Times um dos mais conceituados jornais dos EUA teve uma queda em 50% de sua receita, alguns impressos já trocaram sua plataforma para digital, um exemplo é o jornal Christian Science Monitor que deixou de circular em papel diariamente e opera apenas como website.

Muito se especula sobre o assunto, a principal revista de economia dos EUA The Economist em matéria publicada no ano de 2006, aponta a internet como principal responsável pela queda nas vendas, com sua interatividade, blogs informativos, notícias em tempo real, atualizadas a todo momento, com isso ganha mais espaço no mercado. Uma pesquisa do Pew Research Center for the People & the Press mostra que cerca de 40% da população se atualiza por meio deste veículo, em outra pesquisa feita pela FBS Comunicações 57% por cento dos Jornalistas utiliza mais a internet do que o jornal impresso como fonte de informação.

Ao que tudo indica o jornal impresso está obsoleto e, a saída, segundo o livro O destino do jornal impresso de Lourival Sant'Anna seria se renovar sem medo de correr riscos, enxergar em mídias como internet e televisão, mais do que um concorrente, um aliado na busca pela informação.

Mesmo com este mundo digital ágil, ainda veremos pessoas pararem diante de uma banca de jornal, e por um instante esquecerem da pressa, talvez pelo costume, ou por gosto de sujar suas mãos com a tinta que sai do bom e velho jornal impresso. Afinal, como diz a música: "panela velha é que faz comida boa".

5 comentários:

  1. Olá Bia
    Gostei do blog,acessórios, está bem pessoal.
    já o adicionei na lista de blogs de conhecidos meus que já conta com 20 blogueiros!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei seu blog, seu texto, aliás que texto heim!

    Parabéns, depois dessa fiquei até com vergonha de postar o meu hauha.


    Beijinhos

    ateh

    XD

    ResponderExcluir
  3. Ae, Bia!
    Ótimo texto...

    Naldo Gomes
    Jornalismo C206 - Uni Sant'Anna

    ResponderExcluir
  4. Bia! Adorei seu texto viu?!
    Também me inspira fácil fácil!! rs

    E está de parabéns também pelo estilo e organização do blog. Perfeito!

    Beijos, Sâmia

    ResponderExcluir
  5. Bianca! Otimo texto!!!

    Muito bom!

    Aproveitando, estou te adicionando aos meus favoritos... bjuuu

    ResponderExcluir